0

Resiliência: a chave para uma vida plena em meio à rotina agitada

Ações simples aumentam a capacidade de lidar com problemas, superar obstáculos e funcionar bem sob pressão. Confira e comece agora!

Você é o tipo de pessoa que dificilmente consegue passar um dia sem trabalhar, vive sob pressão, deixa de lado amigos e familiares por conta de outras demandas, tem dificuldade em expressar e dividir sentimentos e abre mão de sua própria felicidade no dia a dia sem nem perceber?

Pois saiba que esses são os 5 arrependimentos mais comuns entre pessoas que estão à beira da morte, segundo estudo feito pela enfermeira australiana Bronnie Ware. Parece inviável ser diferente quando estamos imersos em uma rotina atribulada, mas há pessoas que conseguem. 

A chave está em seu poder de resiliência e a boa notícia para quem não se sente parte desse grupo especial de pessoas é que essa capacidade pode ser exercitada e aprimorada.

Pesquisas apontam que exercitar diariamente 4 tipos de resiliência – a física, mental, emocional e social, aumenta nossa capacidade de viver mais plenamente, lidar com problemas, vencer obstáculos, funcionar bem sob pressão e, de quebra, aumenta nossa vida em aproximadamente 10 anos.

É o que mostra a designer de jogos Jane McGonigal em sua palestra The game that can give you 10 extra years of life proferida na conferência TED Talks - Life Hack, que quisemos dividir com quem acompanha nosso blog, afinal produzimos acessórios para pessoas que levam uma rotina dinâmica.

Resumimos aqui as práticas simples que Jane aborda para aprimorar esses 4 tipos de resiliência. De tão simples, podem parecer bobagem, mas as dicas são frutos de anos de pesquisas científicas pelo mundo. Confira!

Resiliência física: não fique parado por mais de 1 hora. Imponha-se coisas simples como levantar e dar 3 passos ou fechar as mãos em punho e elevar o mais alto que puder por 5 segundos. O corpo aguenta mais stress e cura-se mais depressa quando você evita ficar parado.

Resiliência mental: está comprovado que enfrentar pequenos desafios sem desistir fortalece sua força de vontade, foco, disciplina e determinação. Um exemplo simples: estale os dedos 50 vezes sem parar.

Resiliência emocional: cientistas afirmam que provocar 3 emoções positivas para cada negativa melhora a saúde e habilidade de enfrentar com sucesso qualquer problema. Busque imagens que inspirem em você bons sentimentos, como de lugares ou filhotes de animais que mais goste.

Resiliência social: atitudes simples aumentam a autoconfiança e propensão a gostar mais e querer ajudar os outros. Os melhores exercícios para isso são agradecer e tocar em pessoas. Apertar a mão de alguém por 6 segundos, por exemplo, aumenta extremamente o nível de oxitocina na corrente sanguínea, que é o hormônio da confiança. 

Assista você mesmo a palestra. São 15 minutos inspiradores!

Caso não visualize a legenda em português, basta passar o mouse sobre o vídeo e, logo abaixo, você verá um "quadrado" Legendas/CC. É só clicar.

Siga-nos no Instagram: @_binari


Posts antigos Post recentes


Deixe um comentário

Comentários devem ser aprovados antes de postados.

Siga-nos também no Instagram: @_binari