0

DICAS DE VIAJANTES EXPERIENTES

viagens

Conversamos com viajantes experientes e reunimos dicas simples que podem garantir a tranquilidade de sua viagem.

Salve seus documentos, vouchers e demais comprovantes antes de viajar

O ideal é tê-los impressos com você e salvos em arquivos eletrônicos em seu computador, tablet e celular.

Tenha um check list pronto

Principalmente para quem viaja com frequência, é interessante que tenha uma lista pessoal de itens que costuma levar, para seguir no momento de preparar a mala. Isso porque, quando fazemos algo com frequência, tendemos a agir de forma automática e não nos atentamos para coisas essenciais.

Itens simples que podem livrar você de grandes transtornos

  • Tesourinha;
  • band-aid;
  • linha e agulha;
  • shampoo seco e condicionador sem enxágue;
  • tomada universal;
  • papel higiênico e/ou lenços de papel;
  • toalha umedecida;
  • sacola plástica;
  • cadeado;
  • garrafinha plástica de água;
  • bateria extra/carregador portátil de celular;
  • meias; álcool em gel;
  • repelente; caneta e bloco de anotações;
  • roupas íntimas beges e vermelhas (sim! pode usar sem medo com roupas claras e escuras);
  • coletor de bituca para quem fuma;
  • remédios do dia a dia e principalmente para enjoo, dor de cabeça e disfunção intestinal;
  • protetor íntimo;
  • lista de contatos/telefones úteis de embaixadas, polícia, operadora de celular, cartão, banco e outros.

GPS offline

Hoje há excelentes serviços de GPS que funcionam sem precisar de internet. Quebram um super galho não só para quem vai dirigir em lugar desconhecido, mas também para quem está a pé e perdido.

Compras

Já pense com antecedência nos itens que deseja comprar no lugar de destino, pesquise a respeito, reserve a verba para isso e pense em espaço e peso da bagagem. Quando for viajar para lugares em que compensa comprar roupas, acessórios pessoais e eletrônicos, por exemplo, tente fazer no primeiro e segundo dia da viagem, pois são coisas que você poderá usar durante o período, já terá planejado levar poucos desses itens para adquiri-los na viagem e também evita compras posteriores por impulso. Se puder concentrar essas compras em outlets, melhor ainda.

Quem nunca, passeando, passa por acaso na frente de uma vitrine e se depara com AQUELA blusinha, um vestido, uma calça que “precisa” e quer MUITO?! E de quero em quero por impulso, lá se vai seu dinheiro e espaço na mala.

Informe-se com antecedência sobre procedências

Vacinas obrigatórias e recomendadas – é fato que, raramente é conferido o comprovante de vacinação, mas estar em dia com as vacinas recomendadas para entrada no lugar de destino é uma questão de responsabilidade própria e para com os outros e evita grandes dores de cabeça. E lembre-se de se informar sobre isso com bastante antecedência, pois algumas vacinas levam semanas para imunizarem.

Regras para utilização de cartões de crédito/débito – é bastante comum que pessoas que possuem cartão de crédito internacional se esqueçam que devem habilitar essa modalidade para operarem no exterior, ainda que esteja escrito “internacional” no cartão. Também é uma segurança a mais informar ao banco/operadora do cartão o período e destino da viagem.

Documentos internacionais, como habilitação – mesmo em países que exigem, nem sempre pedem no momento de se alugar um veículo, por exemplo, mas é sempre bom ter.

Faça um seguro-viagem

Informe-se em seu banco sobre opções de seguro-viagem. Por vezes pagamos caro em passagem e estadia e tendemos a economizar com coisas simples. Mas tenha em mente que passar por uma eventualidade, como problema de saúde, furto e roubo sem um seguro, pode ser a pior experiência de sua vida.

Mantenha pessoas informadas sobre seu paradeiro

É importante que familiares e amigos tenham os dados de seus voos/traslados e contatos dos lugares de hospedagem.

Etiqueta de “frágil” em bagagens

Malas com etiqueta “frágil” são manejadas com mais cuidado e colocadas no topo da pilha de bagagens, o que significa que, em viagens aéreas, elas serão as primeiras a serem colocadas na esteira.

Use com parcimônia e camaradagem, pensando também nas outras pessoas. Todos querem pegar suas malas com agilidade, mas há pessoas que podem precisar mais do que você. Se não tiver em mala nada que possa ser danificado e não tiver urgência em recolher sua bagagem, não use.

Não seja ca&%-regras!

Siga as regras e recomendações sempre, ainda que lhe pareçam inúteis ou que lhe garantam alguma vantagenzinha pessoal. Do contrário, só atrapalhamos a vida de todo mundo.

Em viagens aéreas internacionais, por exemplo, quem nunca se irritou com aquelas filas confusas que as pessoas formam na porta de embarque, antes de a companhia chamar seu grupo, sem necessidade alguma?!

Furar fila, ultrapassar bloqueio, desrespeitar regras de segurança, querer pular etapas, não esperar pessoal desembarcar em trens antes de você embarcar…tudo bobagem. Acredite: esses procedimentos foram formulados com base em processos de inteligência e para um mundo em que não existe só você.

Programe-se com antecedência

A internet é um meio incrível para ajudar você a programar sua viagem. Busque informações sobre seu destino, leia sobre experiências de outros viajantes, tente programar seus passeios dia a dia. Mesmo que tenha adquirido um pacote completo, muitas vezes você perde tempo, dinheiro e se frustra por não saber antes que pode contar com opções mais vantajosas e que combinem mais com seu perfil.

Também é importante se inteirar sobre particularidades culturais, expressões, para não passar vergonha e aperto.

Por fim, relaxe, divirta-se, seja gentil e responsável com os outros e esteja aberto para o novo!
Se tiver alguma outra dica, deixe nos comentários.

 

Assine nossa newsletter e ganhe cupom de 20% de desconto!

 

Siga-nos no Instagram: @_binari



Post recentes


Deixe um comentário

Comentários devem ser aprovados antes de postados.

Siga-nos também no Instagram: @_binari